dRYWALLDrywall

É uma placa de gesso revestida de papel acartonado. O forro de gesso acartonado é constituído por chapas parafusadas em uma ou duas estruturas metálicas que permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente. O gesso acartonado evita os problemas de trinca e amarelamento muito comum no gesso convencional e pode ser aplicado em qualquer área independente da dimensão.
O uso do gesso acartonado (Drywall) proporciona ganho de área útil por ter espessura fina, é um sistema de construção seca, fácil de montar e desmontar, além disso, o sistema Drywall é mais inteligente na hora de se fazer instalações elétricas e hidráulicas.
Ele ainda permite isolamento acústico e conforto térmico. O isolamento acústico do Drywall já é utilizado nas melhores casas de shows e cinemas do país e a proteção sonora é, no mínimo, igual às paredes convencionais. Dependendo das especificações pode tornar-se muito superior. Com relação ao conforto térmico, as propriedades das chapas de gesso contribuem para regular e estabilizar a temperatura. Mais fresco no verão e mais aquecido no inverno.

Gesso de placas comum

O gesso comum é o mais conhecido, mas também o mais trabalhoso. Ele precisa de alinhamento e de ser plumado. Além disso, ele corre o risco de mofar e não aguenta tanto peso. Mas em compensação é em torno de 20% mais barato que o drywall.
Cada vez mais as empresas estão abandonando o gesso e optando por trabalharem somente com o Drywall. Isso é ótimo pra gente pois com mais concorrência no mercado, o preço tende a cair.

Conclusão: Drywall possui uma infinidade de vantagens, pois é bem mais rápido e prático de instalar e quase não faz a sujeira. A resistência à umidade é muito maior, embora também corra o risco de mofar. Mas como disse acima ele é mais caro, pois além de toda a estrutura é necessário utilizar perfil e montante de aço, parafusos, fita, etc para a instalação.

Fonte:comprandomeuape.com.br/2013/10/diferencas-entre-gesso-comum-e-drywall-gesso-acartonado.html